Circuncisão
ou Fimose

Fimose é uma condição em que o prepúcio, a pele que recobre a glande do pênis, é muito estreito e não pode ser retraído para expor a glande. A fimose pode ser fisiológica, ou seja, normal em crianças pequenas, ou patológica, ou seja, uma condição médica que requer tratamento.

A fimose fisiológica geralmente se resolve espontaneamente até os 5 anos de idade. No entanto, em alguns casos, a fimose pode persistir na idade adulta e causar problemas, como:

  • Dificuldade de higiene
  • Infecções urinárias
  • Dor durante a relação sexual

A circuncisão é uma cirurgia que remove o prepúcio. A circuncisão pode ser realizada por motivos médicos, como fimose patológica, ou por motivos culturais ou religiosos.

As principais indicações médicas para a circuncisão são:

  • Fimose patológica
  • Balanopostite, uma inflamação do prepúcio e da glande
  • Infecções urinárias recorrentes
  • Câncer de pênis

A circuncisão também é realizada por motivos culturais ou religiosos, principalmente no judaísmo e no islamismo.

Durante a circuncisão, o urologista remove cirurgicamente o prepúcio. O procedimento pode ser realizado sob anestesia local ou geral, e após a cirurgia, são aplicados curativos que devem ser trocados conforme orientação médica para promover a cicatrização adequada.

O diagnóstico de fimose é feito por um exame físico realizado por um urologista. Se a fimose causar desconforto, dificuldades na higiene ou outros problemas, o médico pode recomendar a circuncisão como tratamento.

É importante notar que este é apenas um resumo sobre circuncisão e fimose.
O Dr. Bruno Carvalho terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações e tirar quaisquer dúvidas sobre este procedimento.

Dr. Bruno Carvalho

Médico com especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE) e, posteriormente, em Urologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ/HUPE) com Mestrado em Cirurgia de Enucleação da Próstata com Laser de Holmium (HOLEP) pela faculdade de ciências médicas da UERJ.

Atualmente, atua como Urologista no Hospital Universitário Pedro Ernesto, com ênfase na prevenção e tratamento minimamente invasivo de cálculos renais, hiperplasia prostática benigna e neoplasias do trato Uro-genital.

Além disso, atende em dois consultórios no Rio de Janeiro, localizados  um em Copacabana e o outro na Barra da Tijuca, onde abrange outras vertentes da Urologia.