Hiperplasia Prostática
Benigna (HPB)

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição na qual a próstata aumenta de tamanho, podendo comprimir a uretra e interferir no fluxo urinário.

A HPB não é um tipo de câncer e não aumenta as chances de desenvolvimento de tumores. Entretanto, conforme a próstata aumenta, ela gradativamente pode comprimir a uretra e bloquear o fluxo de urina (obstrução urinária). Quando homens com HPB urinam, é possível que a bexiga não se esvazie completamente. 

Esta retenção urinária, se acontece por um longo período, pode gerar infecções urinárias ou até mesmo causar a paralisação dos rins. Além disso, o jato de urina pode ficar mais fraco e o homem pode sentir dificuldade para esvaziar a bexiga.

  • Dificuldade para iniciar ou interromper o fluxo urinário.
  • Fluxo urinário fraco ou intermitente.
  • Micção frequente, especialmente à noite.
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

O diagnóstico da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) envolve exames médicos, como o toque retal e exames de sangue para verificar os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico). O médico pode solicitar também um ultrassom ou uma biópsia, caso seja necessário investigar mais a fundo.

  • Monitoramento ativo.
  • Medicamentos para relaxar os músculos da próstata e aliviar os sintomas.
  • Procedimentos minimamente invasivos para reduzir o tamanho da próstata.
  • Cirurgia para remover o tecido prostático aumentado em casos mais graves. (HoLEP)

É importante notar que este é apenas um resumo sobre Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) .
O Dr. Bruno Carvalho terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações e tirar quaisquer dúvidas sobre este procedimento.

Dr. Bruno Carvalho

Médico com especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE) e, posteriormente, em Urologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ/HUPE) com Mestrado em Cirurgia de Enucleação da Próstata com Laser de Holmium (HOLEP) pela faculdade de ciências médicas da UERJ.

Atualmente, atua como Urologista no Hospital Universitário Pedro Ernesto, com ênfase na prevenção e tratamento minimamente invasivo de cálculos renais, hiperplasia prostática benigna e neoplasias do trato Uro-genital.

Além disso, atende em dois consultórios no Rio de Janeiro, localizados  um em Copacabana e o outro na Barra da Tijuca, onde abrange outras vertentes da Urologia.